Google Ads: Leilão e Posicionamento

Leilão do Google Ads

Uma grande quantidade de anunciantes disputa espaço para exibir seus anúncios para usuários do Google. Por meio Google Ads e sua Rede de Parceiros.

O Google tem o objetivo de entregar resultados relevantes para quem utiliza o buscador. Por isso criou um sistema de leilão que não considera apenas o valor investido, mas também a qualidade dos anúncios.

Por isso é preciso um acompanhamento diário das campanhas para otimizar os investimentos.

Como funciona o leilão no Google Ads

Neste leilão, que acontece a cada uma das buscas realizadas pelos usuários o Google Ads utiliza a fórmula abaixo para definir quais anúncios serão exibidos e em qual ordem:

Fórmula: CPC Máximo x Índice de Qualidade = Ranking

CPC Máximo é o Custo por Clique máximo que o anunciante deseja pagar por cada clique daquela palavra chave.

Índice de Qualidade é um indicador condicionada às palavras chave, que avalia a relevância do anúncio, site e outros fatores, criando um parâmetro para saber se aquele anúncio é realmente interessante para quem busca pela palavra chave em questão.

Então vamos a um exemplo de uso de fórmula:

Fórmula do leilão realizado pelo Google Ads

Empresa A: é o anunciante que mais caro vai pagar por CPC (Custo por clique), mas como o Índice de Qualidade de sua palavra chave é muito baixo seus anúncios não serão exibidos.

Empresa B: Irá pagar um valor mediano de CPC (Custo por Clique), seu Índice de Qualidade é relativamente baixo. Mas nesse leilão ainda assim, seu anúncio será exibido na segunda posição.

Empresa C: É a que menor irá pagar no CPC (Custo por Clique), mas como fez um trabalho razoável para elevar seu Índice de Qualidade é o anunciante que ficará na primeira posição para os usuários.

Esse leilão foi a forma que o Google encontrou para manter a relevância à seus usuários. E desta forma também democratizou o investimento em mídia.

Visto que com este mecanismo o Google Adwords não privilegia exclusivamente o CPC (Custo Por Clique) e investimento do anunciante.

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