Como Estar Sempre Presente Com O Google Ads

Quando alguém pesquisa na internet para encontrar respostas, produtos ou serviços sua marca tem uma oportunidade de aparecer para ajudá-lo e deixar uma boa impressão utilizando o Google Ads.

Você está presente?

O Google possuí a maior parcela de todas as buscas realizadas online – cerca de 52 mil por segundo, ou mais de 1 trilhão por ano. Com o AdWords, plataforma de publicidade do Google, é possível expor sua marca na frente destas pessoas. Melhor ainda! O Google Ads permite que você vincule anúncios apenas para as pessoas mais inclinadas a contratar um serviço ou comprar o produto que você oferece. Uma maravilha, não é? Então a questão agora é:

Como identificar e entregar

diferencial nas buscas relevantes

para seu negócio?

Para isso, é preciso entender melhor o motivo que leva uma pessoa a realizar qualquer procura no Google. Obviamente, para encontrar algo, mas qual a finalidade implícita? Geralmente categoriza-se as buscas online de acordo com a intenção do usuário por trás delas, podendo ser navegacionais, informacionais ou transacionais.

Nas buscas navegacionais, o usuário procura encontrar um site específico na internet. Já nas informacionais, ele deseja encontrar informações sobre determinado assunto. E nas transacionais, a intenção é de utilizar algum serviço, comprar algo, etc.

Veja um exemplo

Para exemplificar, imagine a seguinte situação: em um sábado à noite uma pessoa está buscando por “pizzaria” em seu celular. Certamente, podemos deduzir que ela provavelmente quer encontrar um número de telefone para fazer um pedido, ou um mapa mostrando qual a pizzaria mais próxima (transacional). Essa mesma busca é diferente se for realizada em um computador em uma segunda-feira de manhã. Visto que a maioria das pizzarias trabalham no período noturno (informacional). Tudo depende das circunstâncias de como, quando e onde ela foi realizada.

Percebe-se então que as transacionais são as mais fáceis de converter em vendas, mas por esse motivo são também as mais competitivas. É nesse momento que entram em ação os anúncios do Google Ads.

Observe conforme a imagem abaixo:

Print de Busca no Google, onde o azul é resultado orgânico e o amarelo é Google Adwords.

Print de Busca no Google, onde o azul é resultado orgânico e o amarelo é Google Adwords.

Em amarelo, os links patrocinados do Google Ads, são os resultados pagos. Em azul, temos os resultados “orgânicos” do Google – que aparecem naturalmente. Dessa forma, fica claro o valor que o Ads proporciona, especialmente em buscas transacionais. Os resultados pagos aparecem antes dos orgânicos e são, portanto, os primeiros a serem vistos pelo usuário ao realizar uma pesquisa por “voos para miami”. E, pelo menos naquele momento, ele está mais propenso a comprar passagens de avião para Miami do que os outros.

Saia a frente

Chances como essa de posicionar sua marca na frente das outras surgem a todo instante (lembra das 52 mil pesquisas a cada segundo? Imagine em quantas dessas você não poderia ajudar). A todo instante alguém está aproveitando essas oportunidades. Aproveite você essas oportunidades!

Garanta que sua marca vai estar lá para quando precisarem dela, e seja útil para ser lembrado depois. Este esforço precisa ser direcionado, específico e imediato.

Relevância do anúncio

É evidente a importância de entender o que o usuário deseja obter com cada busca realizada para anunciar de forma eficiente no Google Ads. Somente assim é possível elaborar anúncios relevantes, que chamem a atenção e consigam satisfazer essa necessidade.

Entretanto, compreender a intenção demonstrada pelo usuário em suas buscas online não é suficiente na otimização de campanhas de links patrocinados. Esse é um trabalho constante no qual deve-se levar em conta também a taxa de rejeição de cada página de destino, o modelo de atribuição de conversões utilizado, o ROAS, as palavras-chave negativas e muito mais. Mas isso pode ficar para outra hora.

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